Que Parque é Esse? - Wunderland Kalkar

 Na terceira edição do nosso especial mais recente, vamos conhecer um pouquinho de um parque temático alemão chamado Wunderland Kalkar. Mas, antes de qualquer coisa, não deixe de dar uma lida nas duas primeiras edições do Que Parque é Esse?, onde descobrimos tudo que há de mais inusitado no BonBon-Land, na Dinamarca, e no Washuzan Highland, no Japão. Depois, conta pra gente o que achou, combinado?

Que Parque é Esse? - Wunderland Kalkar


 Como o próprio nome adianta, o Wunderland Kalkar está localizado na cidade de Kalkar, na Alemanha, bem próximo da divisa com a Holanda. Saindo de Frankfurt de carro, a viagem deve levar pouco mais de 3 horas e, de Berlim, 5 horas e meia. Agora, resta saber se, ao final deste post, você estaria disposto a encarar todo o deslocamento pela experiência que o parque oferece.

 A história por trás do empreendimento começou muito antes dele se tornar um parque temático, em 1972, ano em que o terreno teve suas obras iniciadas para, num futuro próximo, abrigar uma... usina de energia nuclear. No entanto, a tecnologia que seria utilizada no modelo de reator nuclear da usina tinha um potencial de destruição (caso algo desse errado) muito maior que modelos convencionais, algo que começou a assustar os moradores locais que, obviamente, não aprovaram tal conduta.

 Depois de inúmeros adiamentos de sua inauguração (causados pela polêmica gerada pela sua construção), quando finalmente teve sua obra finalizada, o governo local optou por não colocar a usina em funcionamento, deixando o espaço totalmente sem uso e arcando com todos os prejuízos que essa decisão causou. O local estaria abandonado até hoje se não fosse o aparecimento de um investidor holandês que adquiriu toda a propriedade em 1991, quase 20 anos após o início de toda essa confusão. Assim, nasceu o Kernies (sobrenome da família do investidor) Wunderland que, mais tarde, passou a se chamar apenas Wunderland Kalkar.


  Não sei se deu pra notar logo de cara, mas o grande destaque desse parque temático (pelo menos na nossa opinião) é que um colorido StarFlyer, com vista para toda a cidade, foi construído no interior da torre de resfriamento que nunca entrou em operação. Como se não bastasse, na parte externa da mesma, foi montada uma parede de escalada para os pequenos se divertirem "nas montanhas".




 Entre as mais de 40 atrações do empreendimento, o visitante que se interessar por essa curiosa história de uma usina nuclear que nunca foi ativada pode aprender sobre a mesma em um museu com um tour cheio de detalhes sobre esta polêmica situação que, felizmente, teve um final feliz e divertido! No entanto, se a vontade é mesmo de curtir as atrações mecânicas, há um tradicional "chapéu mexicano" (que nos lembrou uma atração muito conhecida por aqui), um disk'O, uma montanha-russa familiar, bate-bate, barco pirata e mais uma série de atrações focadas no público familiar.





 Além das atrações do parque temático, o terreno (equivalente a 80 campos de futebol) da antiga usina conta também com hotéis para aqueles que quiserem aproveitar o ponto turístico por um período maior. Com restaurantes e diversão noturna (que inclui algumas baladas/bares e até mesmo boliche), o Wunderland Kalkar ganha um destaque ainda mais inusitado com sua torre de resfriamento impecavelmente iluminada quando o sol se põe.

 CURIOSIDADE: Depois de investir 5,3 bilhões de dólares (pouco mais de 26 bilhões de reais) na construção de toda a usina e deixá-la inutilizável por todas as questões que já comentamos, o governo local acabou vendendo todo o espaço ao investidor holandês por apenas 3 milhões de dólares. Acho que alguém se deu muito bem nessa negociação...



  E como todo fã de parques, você já deve ter pensado na ideia de fazer uso do cenário de algum parque para alguma coisa, seja trabalho, ensaio de fotos e alguns, até casamento. É o que o grupo alemão Captain Disko não só pensou, como acabou fazendo também, em 2018, quando o Wunderland Kalkar serviu de background para o clipe oficial de um dos singles da banda local. Comentários à parte, a música é muito boa também!


Se a resposta para a pergunta que fizemos lá no começo da matéria for sim e por um acaso estiver com viagem marcada para a Alemanha depois que tudo isso passar e, então, desejar conhecer o Wunderland Kalkar, terá que desembolsar 26,95 euros (aproximadamente 150 reais, considerando os valores para a temporada 2020) pelo ingresso individual adulto. 

 Como a maioria dos parques europeus, o WK não opera durante o ano todo.  Sua temporada se inicia em meados de abril e segue até o final do ano, dependendo das condições climáticas de cada mês. Anualmente, segundo o site estrangeiro Business Insider, o parque temático alemão recebe, em média, 600 mil visitantes. Que tal ser um deles e mandar uma selfie na frente da torre de resfriamento? Não esquece de marcar a gente depois, afinal, não é em qualquer lugar que podemos nos divertir em um parque instalado numa usina nuclear que nunca foi ativada...


 Como sempre, você pode explorar o site oficial do Wunderland clicando aqui, além de deixar seu like na página do facebook de mais este parque incomum que descobrimos nesta edição do nosso especial já tão querido por nós. Não deixe de sugerir algum parque bem incomum para ser o foco das próximas edições do Que Parque é Esse? em nosso e-mail: contato@playnadiversao.com.br!

Postar um comentário

0 Comentários