Que Parque é Esse? - BonBon-Land

 Depois do sucesso do primeiro post desse nosso novo especial, onde falamos um pouquinho do inusitado Washuzan Highland, no Japão, chegou a hora da gente ir (virtualmente) para a Europa, na Dinamarca, para conhecer o BonBon-Land. Mas, antes de mais nada, não esquece de mandar pra gente no contato@playnadiversao.com.br ou em nossas redes sociais suas sugestões de parques estranhos para as próximas edições desse especial. Dado o recado, vamos lá?

Que Parque é Esse? - BonBon-Land



 Para a maioria de vocês que nunca ouviram falar no escolhido dessa edição, o BonBon-Land é um parque temático localizado na Dinamarca, na cidade de Holme-Olstrup. Atualmente, o empreendimento é uma das mais de 60 propriedades da Parques Reunidos, uma operadora de parques presente em diversas regiões do mundo, responsável, por exemplo, pelo Parque Warner, em Madrid, na Espanha. No entanto, o BonBon-Land nasceu bem pequeno, com uma história bem incomum.

 Em 1992, primeiro ano de funcionamento do espaço, o local era apenas uma pequena fábrica de doces de uma marca local chamada BonBon (que, inclusive, deu origem ao nome que o parque temático carrega até hoje) com um cinema, algumas lojas e botes em um lago próximo para que os poucos visitantes pudessem se divertir. Passado alguns meses, a empresa estava sofrendo com problemas relacionados a higiene, o que fez com que os tours, onde era mostrado todo o processo de fabricação dos doces, não pudesse mais ocorrer. Os donos, então, aproveitando o sucesso de público, principalmente entre as crianças que amavam descobrir mais sobre a fabricação dos doces, criaram o novo parque temático BonBon-Land.

 Com o sucesso quase que instantâneo, o empreendimento foi ganhando mais espaço, onde atrações cada vez maiores e mais impressionantes (para a época) foram instaladas. Até aí, tudo normal, né? Acontece que os responsáveis pela BonBon-Land deviam ser bastante rancorosos, já que parece que resolveram fazer piada com a situação desagradável de falta de higiene na pequena fábrica. Como? Baseando toda a temática dos brinquedos nesse cômico episódio. E é assim que a gente chega no motivo da escolha desse parque para a segunda edição do nosso especial.

(c) Rik Engelen / rcdb.com

 É isso mesmo que você viu. Esculturas como essa, com diversos animais nas situações mais inusitadas possíveis, estão presentes pelo parque temático dinamarquês. E como isso dá certo até hoje? A gente também não sabe, mas parece que a falta de higiene que citamos mais acima está rendendo bons frutos mesmo, né? Animais defecando, urinando, vomitando... tudo isso num brilhante parque temático voltado ao público familiar. No mínimo chocante, eu diria...
   
(c) Martin Lewison (flickr)

(c) Martin Lewison (flickr)

 A criatividade, no entanto, não parece ter chegado na criação do nome de cada uma das atrações do parque. Entre as diversas opções para toda a família que você pode encontrar por lá (aqui a gente está falando sério, o BonBon-Land tem muitos brinquedos), temos a Tartaruga (Skildpadden), a Minhoca (Ormen), o Dragão (Dragen), o Rato D'água (Vandrotten)... Apesar dos nomes, pelo menos não faltará diversão se você resolver curtir o espaço durante sua próxima viagem para a Dinamarca. Caso você pense nisso, hoje, o ingresso individual para curtir todas as atrações custa 159 coroas suecas, algo em torno de 90 reais. Aliás, por esse valor, você pode curtir o maior pêndulo do país europeu, com 45 metros de altura, fabricado pela Zamperla, que está lá no BonBon-Land. Talvez a gente esteja começando a ficar com inveja deles, eu admito.





 Como se não fosse suficiente, o mascote principal do parque, Henry Hundeprut (algo como Henry peido), nada mais é que um cachorro idoso que não consegue segurar suas necessidades fisiológicas e acaba descontando nos visitantes que andam na montanha-russa dedicada ao personagem, com um percurso que passa por uma grande escultura do mesmo. Tem até efeitos sonoros super agradáveis no meio do trajeto, hahahaha.


(c) Michael Welsing (flickr)


  Apesar de toda a história engraçada e um tanto quanto incomum (que rendeu ao empreendimento uma indicação, em 2012, como um dos parques temáticos mais estranhos do mundo pela revista Time), o BonBon-Land segue crescendo. Atualmente, ele conta com mais de 130.000 metros quadrados de área construída, com 4 montanhas-russas em operação nos dias de hoje, sendo a mais radical delas, fabricada pela alemã Gerstlauer, de modelo Euro Fighter, alcançando quase 22 metros de altura e atingindo mais de 72 km/h em um percurso que conta com uma inversão e tem a primeira descida com ângulo de 97 graus.

 CURIOSIDADE: A Vild-Svinet foi a primeira montanha-russa do tipo Euro Fighter a ser inaugurada no mundo, em 2003. É realmente muito interessante ver quanta coisa mudou se compararmos com montanhas-russas mais atuais do mesmo modelo!



 E para não deixar vocês curiosos para verem um pouquinho do funcionamento do parque (já que não podemos viajar para a Dinamarca neste exato momento #fiqueemcasa), buscamos por um vídeo que mostra boa parte das atrações e esculturas malucas que existem no BonBon-Land. Confira e, depois, conta pra gente o que achou de tudo isso, ein?!


 Por fim, para os curiosos que seguiram até o final e gostariam de continuar descobrindo tudo sobre o incompreendido mundo de BonBon-Land, deixamos aqui, o link de acesso direto ao site oficial do mesmo, além da página no facebook e do instagram deles também!


Postar um comentário

0 Comentários