Play! na curiosidade: Giant Inverted Boomerang

 Nas últimas semanas, muitos ficaram eufóricos com as fotos publicadas pelo presidente de Hopi Hari, José David, que indicam fortes chances da montanha-russa GIB (Giant Inverted Boomerang), acabar sendo vendida ao País Mais Divertido do Mundo. Fabricada pela holandesa Vekoma, ela segue até hoje desmontada aguardando para então operar no novo Mirabilandia PE que enfrenta diversos impasses para sair do papel. Mas afinal, você conhece esse modelo super radical de montanha-russa? #Aperteplay com a gente em mais um Play! na curiosidade!


Play! na Curiosidade: Giant Inverted Boomerang


(c) Richard Bannister

 17 anos atrás, em 2001, estava planejada a inauguração dos 4 primeiros clones do modelo invertido inspirado na primeira versão de Boomerang (com o carro do modelo tradicional) da mesma fabricante que fez extremo sucesso pelo mundo todo com dezenas de clones em operação até hoje. O primeiro deles inaugurou no Six Flags Magic Mountain (NJ) com o nome de Déjá Vu e operou lá até 2011, quando foi remanejado para o Six Flags New England (MA) onde opera até hoje. Outros três parques também receberiam seus clones. Foram eles: Six Flags Great America (IL), Six Flags Over Georgia (GA) e Warner Bros. Movie World (Espanha), todos no mesmo ano. No entanto, diversos problemas com as 3 primeiras GIBs fabricadas foram identificados, o que fez com que o quarto clone, planejado para o parque espanhol, fosse aberto apenas em 2002. Entre as dificuldades encontradas na GIB na época, temos:

  • Passageiros podiam encostar nos trilhos da montanha-russa enquanto ela estava em movimento. Rapidamente, a Vekoma instalou novas travas que pudessem impedir esse acontecimento.
  • Nos primeiros testes feitos em um dos clones antes de abrir ao público, o catch car, cabo que leva a composição até o topo da primeira torre antes do passeio começar, descarrilou e causou danos no trem. Logo modificações foram feitas neste mecanismo e a composição, trocada.
  • Também nos primeiros testes, viu-se que o trem, em alguns ciclos, não tinha velocidade suficiente para passar pelo looping na volta do trajeto. Como nas boomerangs tradicionais, a fabricante tratou de instalar um mecanismo de emergência logo antes da segunda colina para que este pudesse resolver a situação se, por ventura, vir a ocorrer.


 Com todos os problemas devidamente resolvidos pela empresa fabricante, a Stunt Fall pôde então passar por uma revisão geral, onde as correções citadas acima foram feitas e enfim ser aberta ao público no Warner Bros. World, em Madrid, em 2002

 Depois de 5 anos sem novos problemas, em outubro de 2007, a Six Flags fechou duas delas em seus parques Great America e Over Georgia. a primeira delas foi vendida para o parque Silverwood, onde opera atualmente e ganhou o nome de Aftershock. Já a segunda, foi adquirida e chegou ao Brasil nos últimos meses de 2009, para ser montada num novo Mirabilandia com o nome de Sky Mountain.

  Com todos esses acontecimentos, só tivemos uma nova Giant Inverted Boomerang sendo fabricada novamente em 2011, quando foi construída no Jinjiang Action Park (China). 3 anos depois, tivemos a última nova GIB inaugurada no Sochi Park Adventureland (Rússia), recebendo o nome de Quantum Leap e mudando totalmente os padrões de cores que a maioria dos parques vinha aderindo, apresentando uma montanha-russa com tons de roxo.

CURIOSIDADE: O Six Flags New England, em 2014, começou a operar a Goliath um novo trem fabricado pela Premier Rides. Essa nova composição traz seus assentos lado a lado, diferente dos fabricados pela Vekoma, onde os passageiros mais externos sentam afastados dos passageiros do "meio" do carro. Ela é a única GIB a operar com esse tipo de trem.


(c) Coaster Crusader

 
--------------------------------------------------------------------------------------------------


DÉJÀ VU NO HOPI HARI?

 Retornando ao assunto principal que nos fez fazer esse especial. Isso mesmo: Déjà Vu (ou Sky Mountain, se considerar o nome dado pelo Mirabilandia) no Hopi Hari. Será mesmo possível?

 Tudo que ocorreu nas últimas semanas apontam que é possível sim. Para quem não acompanhou as últimas novidades, o presidente do País Mais Divertido do Mundo, José David, esteve na semana passada em visita ao Mirabilandia Pernambuco. Nessa ida até o parque, publicou uma série de fotos em suas redes sociais ao lado da sua equipe, além de responsáveis do parque e intermediários, com as peças da montanha-russa aparecendo, indicando que algo realmente está acontecendo. 





 Vale lembrar que, até então, a GIB estava presente nos projetos do novo Mirabilandia, planejado há  alguns anos em um terreno muito maior, com a presença de outras atrações-destaque como a Monte Makaya (Terra Encantada) e o Waimea (Playcenter) que, até o momento, não saiu do papel por impasses burocráticos/ambientais. Será que isso pode ter motivado essa possível venda? 

 Além disso, nas últimas lives feitas em sua conta no instagram (@josedaviddihopihari), ele também deixou escapar que a intenção de compra da Sky Mountain é real. Numa delas, que ocorreu durante sua visita ao Magic Kingdom, em Orlando, essa semana, citou que novas reuniões abordando esta situação estão sendo feitas e que logo devemos ter o anúncio do resultado final. Apesar de toda ansiedade, só nos resta esperar pelas próximas notícias desse caso um tanto quanto intrigrante.

----------------------------------------------------------------------------------------------------


    QUAL A DIFERENÇA DA GIB PARA OS SEUS "MODELOS IRMÃOS"?

GIANT INVERTED BOOMERANG VS. BOOMERANG

BOOMERANG


ALTURA MÁXIMA: Quase 36 metros.
EXTENSÃO: 285 m.
INVERSÕES: 3 (6 ida/volta).
VELOCIDADE MÁXIMA: 76 km/h.
CAPACIDADE: 28 pessoas por ciclo.
NÚMERO DE CLONES FABRICADOS: 55.
ANO EM QUE A PRIMEIRA FOI FABRICADA: 1984.

GIANT INVERTED BOOMERANG


ALTURA MÁXIMA: 59 m.
EXTENSÃO: 367 m.
INVERSÕES: 3 (6 ida/volta).
VELOCIDADE MÁXIMA: 105.6 km/h.
CAPACIDADE: 32 pessoas por ciclo.
NÚMERO DE CLONES FABRICADOS: 6.
ANO EM QUE A PRIMEIRA FOI FABRICADA: 2001.



GIANT INVERTED BOOMERANG VS. INVERTIGO

INVERTIGO


ALTURA MÁXIMA: 40 m.
EXTENSÃO: 309 m.
INVERSÕES: 3 (6 ida/volta).
VELOCIDADE MÁXIMA: 80 km/h.
CAPACIDADE: 28 pessoas por ciclo.
NÚMERO DE CLONES FABRICADOS: 4.
ANO EM QUE A PRIMEIRA FOI FABRICADA: 1997.

GIANT INVERTED BOOMERANG


ALTURA MÁXIMA: 59m.
EXTENSÃO: 367m.
INVERSÕES: 3 (6 ida/volta).
VELOCIDADE MÁXIMA: 105.6 km/h.
CAPACIDADE: 32 pessoas por ciclo.
NÚMERO DE CLONES FABRICADOS: 6.
ANO EM QUE A PRIMEIRA FOI FABRICADA: 2001.

VOCÊ CONHECE TODAS AS GIANT INVERTED BOOMERANGS?

                          Aftershock - Silverwood (2008)


Giant Inverted Boomerang - Jinjiang Action Park (2011)
(c) Theme Park Review


Goliath - Six Flags New England (2012)



Stunt Fall - Warner Bros. World Madrid (2002)
(c) Wikimedia Commons


Quantum Leap - Sochi Park Adventureland (2014)
(c) Coasterforce


Déjà Vu (ou Sky Mountain) - Six Flags Over Georgia (2001 - 2007)
(c) American Coaster Enthusiasts




 Com todas essas informações e estatísticas impressionantes, fica difícil esperar pelo momento em que a GIB brasileira entrará, finalmente, em operação, seja no Hopi Hari, seja no novo Mirabilandia. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: e aí, tem coragem? :o

Postar um comentário

2 Comentários

  1. nossa ela é muito alta .. 60 metros .. da quase o dobro da slc

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tudo deu certo e ela continua conosco no Mirabilandia! SKY MOUNTAIN É DE PERNAMBUCO!!!

    ResponderExcluir