OPINIÃO: Disney no Brasil?



 Na manhã de hoje (04), fomos surpreendidos por novos rumores da chegada dos famosos parques Disney no Brasil, que seria supostamente o primeiro país da América Latina a abrigar os icônicos personagens presentes nas animações conhecidas e amadas por todos nós. Antes de mais nada, vale deixar claro que, saia ou não o suposto complexo do papel, as informações a seguir foram veiculadas em noticiários de grande prestígio nacional como G1, R7, Correio Braziliense, Diário de Pernambuco e outros, o que prova que pelo menos as intenções existem e que estão buscando meios para que aconteçam, seja trazendo a Disney ou então qualquer outro parque/complexo de entretenimento estrangeiro.

 Segundo estas informações, divulgadas pelo site Diário do Poder, o novo complexo da marca seria construído na capital Brasília, que hoje possui foco majoritariamente político. As negociações estariam ocorrendo entre o governo local e investidores locais que estão estudando a melhor forma de viabilizar algo que geraria um gigantesco impacto na economia da cidade e do país como um todo. Ainda segundo o noticiário, o governo estaria totalmente disposto a realizar todas as melhorias em infraestrutura e transporte que se mostram muito necessárias para atender a alta demanda de visitação que o complexo pode atrair quando e se concretizado. Além de parque(s), afirmam também que a cidade supostamente pode receber também diversos hotéis e restaurantes. 

 Já segundo o portal G1, que também divulgou informações relacionadas, essas negociações estão sendo tratadas pelo secretário de projetos especiais do Distrito Federal Everardo Gueiros, junto com a secretária do turismo Vanessa Rocha, além do governador Ibaneis Rocha. Eles citam inclusive uma reunião que acontece nessa semana com um dos representantes da Disney que desembarca em Brasília para tratar do assunto. Foi comentada também a possibilidade de gerar 100 mil empregos  diretos e indiretos nos próximos anos e, dessa forma, tornar Brasília uma capital turística e não mais reduzida a política somente. No entanto, não foram divulgadas maiores informações, pois, segundo o governador, pode acabar atrapalhando o andamento e as chances deste complexo projeto acabar saindo do papel. 


 "Mas, afinal, Disney no Brasil? Será mesmo? Esses rumores não surgiram hoje..."

 Realmente, não é de hoje que recebemos notícias dessa possibilidade da chegada do querido Mickey nas terras tupiniquins. Mas, como todo negócio, além de levar anos para alinhar as diversas vertentes que um projeto deste porte abrange (ainda mais num país como o Brasil onde tudo leva muito tempo), ele pode simplesmente acabar não progredindo por uma série de fatores internos e externos, mesmo que toda a vontade do mundo exista. Logo, é completamente normal de se imaginar que o assunto fique em stand by às vezes, ou que os planos simplesmente mudem e os projetos empaquem e sejam cancelados. 

 No entanto, tivemos uma série de conquistas super positivas recentemente para o setor de parques temáticos que se tornaram um incentivo e tanto para a entrada de investidores estrangeiros deste tipo no território brasileiro. Entre as novidades, podemos citar a isenção dos custos de importação de equipamentos para parques temáticos, que significavam uma cobrança de 20% sobre o valor de qualquer equipamento desta categoria, que noticiamos por aqui no final de 2018. 

 Outro apoio recente que tomamos conhecimento são as intenções do próprio governo de impulsionar a economia nacional por meio de empreendimentos do tipo. Para isso, se mostram dispostos a promoverem novos incentivos fiscais para a instalação desses novos complexos, como a desburocratização de licenciamento de empreendimentos, a isenção de uma série de outros impostos como Cofins (Contribuição para o financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e demais.

 Como se não bastasse, fomos também surpreendidos nos últimos dias por uma série de notícias veiculadas por noticiários onde compartilham o interesse de investidores brasileiros, estadunidenses (inclusive responsáveis por parques em Orlando) e chineses em trazerem suas instalações para cidades brasileiras, em especial, Penha, em Santa Catarina, que abriga o parque temático Beto Carrero World, empreendimento que segue batendo recordes ano a ano num super case de sucesso. Essas informações você acompanhou com a gente por aqui.

 Além dos inúmeros incentivos, podemos destacar outras informações super relevantes, como a presença massiva do público brasileiro nos parques Disney ao redor do mundo, principalmente em Orlando. Isso, aliado as perfeitas condições climáticas que nosso país possui para o desenvolvimento deste tipo de entretenimento, com certeza é mais um grande ponto a se considerar.

 "Mas logo Brasília? Qual o sentido?"

 Apesar de não ser nenhuma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro, que de longe são as primeiras que a gente pensa quando a possibilidade de um complexo como esse aparece em nossas mentes, Brasília tem uma série de pontos positivos que pode também apoiar essa suposta chegada dos personagens do falecido Walt Disney. Localizada no centro-oeste do país, a cidade fica muito mais próxima de regiões como o Norte e Nordeste, além de estar a cerca de 1h30 de São Paulo e pouco mais de 1 hora do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte de avião. 

 Além do mais, é muito mais fácil de se instalar um empreendimento do porte da Disney em localidades muito melhores em Brasília do que se compararmos com São Paulo, por exemplo, que é uma cidade gigantesca com pouquíssimo espaço realmente benéfico disponível, o que consequentemente acaba nos levando para terrenos mais afastados sem tantas vantagens e até mesmo com maiores dificuldades, como foi o caso do falecido Playcenter que ficava localizado no centro da cidade, com pouca ou nenhuma oportunidade para expansão e que infelizmente acabou sendo engolido por construtoras da região para a criação de novos projetos imobiliários, já que o terreno não era próprio e tinha altíssimo valor.

 Podemos, então, citar a grande cidade de Orlando, nos Estados Unidos, detentora do complexo mais famoso da Disney no mundo. Antes desse verdadeiro boom gerado pelos inúmeros parques e demais atrações turísticas que foram instalados por lá no decorrer dos anos, o local era um completo pântano cheio de jacarés com pouco mais de 80 mil habitantes. Foi aí que Walt Disney começou, aos poucos, pela compra dos terrenos que, inclusive, eram muito mais baratos que cidades como Miami, por exemplo, para então tornar todos os seus gigantescos sonhos, possíveis. Até hoje, muitos ficam sem acreditar no que a pacata e pantanosa Orlando se tornou, indo contra todos os palpites e estatísticas da época. Por que não, então, Brasília? Com os devidos acordos para promover toda a estrutura necessária, junto a uma série de facilidades para não só a instalação como a permanência do empreendimento na cidade, isso se mostra consideravelmente palpável, não apenas para Disney mas para qualquer empresa ou empresário nacional ou estrangeiro do ramo.

 Conclusão?

  Com todos esses argumentos positivos expostos, sabemos, no entanto, que o setor de parques temáticos, aquáticos e de diversões sempre sofreu para se desenvolver por aqui, por inúmeros motivos que estamos cansados de ouvir todos esses anos. Então, quando surge um rumor como esse vindo de uma das marcas mais icônicas do mundo todo como é o caso da Disney, é realmente complicado não só para se acreditar, mas para que tudo se torne realidade em algum momento no futuro. Porém, vemos que, mais do que nunca, alguns fatores consideráveis citados mais acima têm realmente colaborado para que esse cenário mude por completo nos próximos anos, como foi o caso do desenvolvimento dos nossos parques aquáticos que, hoje, figuram entre os mais visitados pelo mundo, com novidades de última geração e impacto expressivo na economia local e nacional, além de todo o destaque gerado.

 Se dessa vez o tão sonhado complexo Disney sairá por aqui nós não sabemos, mas é fato que não devemos demorar para que a gente finalmente comece a ver um maior desenvolvimento do setor voltado não só para os parques mas para o turismo no geral, que se mostra mais e mais como uma das melhores saídas viáveis para que retornemos o crescimento e desenvolvimento do Brasil, com a geração de milhares de oportunidades de emprego para os brasileiros e, consequentemente, um turismo mais rico, próspero e diverso que é tão minimamente explorado e que pode render muitos frutos para o local onde vive uma das 6 maiores populações mundiais, além de ser também o maior território da América Latina, com ligação facilitada a diversos países do continente.

Esperamos, realmente que isso não demore a acontecer. Estamos na torcida! :)

 Fontes utilizadas na escrita desta análise: G1, R7Catraca Livre, Correio Braziliense, Diário do Poder, Diário de Pernambuco.

Postar um comentário

0 Comentários