Governo zera, finalmente, impostos para importação de equipamentos de parques temáticos!

(c) Melhores Destinos

 Você não leu errado. Depois de muita batalha por parte de todo o setor, principalmente o de parques temáticos brasileiros, com o intuito de derrubar a aliquota que, até então, costumava ser de 20% para qualquer equipamento importado de parques temáticos (como montanhas-russas e outros passeios), esse objetivo finalmente foi alcançado. 

 Essa barreira dificulta extremamente o crescimento massivo deste tipo de entretenimento nacional já que a maior parte dos equipamentos não possuem fabricação local, tornando-os quase impossíveis de  chegarem para algum parque temático brasileiro, uma vez que, além dos seus custos que não são poucos (como transporte e montagem), ainda havia essa taxa gigantesca sobre esse valor que, somado a volatilidade da moeda estrangeira, deixa tudo ainda mais complicado. 

 Até o momento, apenas algumas janelas de isenções eram disponibilizadas pelo governo, de acordo com cada solicitação de cada parque que tinha sua devida análise individual para aprovação ou não da isenção da aliquota. 

 Alan Baldacci, presidente do Wet'n Wild São Paulo, afirmou para o ministério do turismo que o número de importações pode ir de 23 para 100 nos próximos meses, com empresários de todo o país (e até mesmo de empresas estrangeiras) aproveitando deste grande momento para expandir ou iniciar seus projetos que até então eram impedidos pela prática do imposto em questão.

Em dois anos temos tempo suficiente para planejar a abertura de novas unidades, a revitalização e a expansão dos parques em operação, com aquisição de novas atrações” afirma Alan Baldacci.
  Segundo estudos feitos pelo Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), com a medida os investimentos podem atingir a marca de 1,9 bilhão de reais e gerar mais de 65 mil novos empregos nos próximos 5 anos de isenção permanente. A medida que, de início, vale para os próximos 2 anos, pode acabar sendo ampliada novamente, visto que o desenvolvimento do setor nesse primeiro período deve ser visível e trazer resultados super positivos para a economia do país e pro desenvolvimento do turismo nacional.

  Será, agora, nosso momento de brilhar? Pode entrar Six Flags, Cedar Point, Disney e quem for possível!

 Adaptado de: Ministério do Turismo

Postar um comentário

0 Comentários