Beto Carrero World e parques aquáticos brasileiros são destaque de visitação em 2022 | TEA/AECOM Theme Index

     Como já é de costume por aqui, anualmente trazemos os resultados do TEA/AECOM Theme Index, o reporte global mais preciso e completo do setor de parques. Nesta semana, foi divulgada a pesquisa referente a 2022, ano em que as restrições causadas por conta da pandemia foram amenizadas na maioria dos países e que representou a retomada quase total da visitação nos parques de diversões e aquáticos ao redor do mundo, com a média geral chegando perto de ultrapassar os níveis pré-pandêmicos de 2019. Vale destacar que a China aumentou as restrições no ano passado, por este motivo os parques chineses apresentam queda de visitação neste reporte.

    Dito isso, assim como nos reportes desde 2020, para não prejudicar aqueles estabelecimentos que passaram por restrições nos rankings, a pesquisa traz as posições ainda conforme elas eram em 2019, mas com os números atualizados de 2022. Por este motivo, um parque Top 1 no ranking pode apresentar uma visitação menor que um Top 2 no ranking.

    Antes de trazer os destaques das regiões, vamos passar pelos grandes números de 2022:

  • A visitação dos top 25 parques do mundo atingiu 178,5 milhões de pessoas, um crescimento de 43,4% em relação a 2021;
  • A Disney segue com vários parques no Top 10, sendo o Magic Kingdom o mais visitado do mundo;
  • No Top 25, o local com mais parques é a Flórida, com seis, seguido de Japão e China, com 4 cada.
  • Na Ásia, a Universal Studios chegou à liderança pela primeira vez, com um crescimento super expressivo de 125% em relação a 2021;
  • Os parques chineses, que movimentam bastante o setor, tiveram queda na visitação devido às maiores restrições por causa da pandemia no país.

  • Na região da EMEA (Europa, Oriente Médio e África), o continente europeu domina a visitação do setor;
  • A Disneyland Paris mantém sua liderança com bastante distância, quase triplicando a visitação de 2021;
  • Outros parques bastante conhecidos e que anunciaram novidades expressivas recentemente também tiveram crescimento acelerado, como o Europa Park, PortAventura e Phantasialand.


Parques Brasileiros

    Como também já é de costume, o Beto Carrero World continua figurando entre os principais parques de diversão da América Latina. Mesmo com a retomada do Six Flags México, o parque conseguiu se manter no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo, levando em consideração que em 2020 e 2021 as restrições em Santa Catarina estiveram bem leves, bem diferente do restante do planeta.

    Apesar do grande destaque do BCW, os parques aquáticos são a grande fortaleza brasileira do setor, com 6 parques no Top 10 da América Latina. Se mantendo na segunda posição da lista, o Thermas dos Laranjais quase atingiu os números de 2019, que devem ser ultrapassados no ano que vem. Além das várias melhorias atuais e futuras no parque, a região de Olímpia também está se desenvolvendo muito nos últimos anos, inclusive com a inauguração do aeroporto da cidade em breve. O Hot Parque (GO), Beach Park (CE) e o Thermas Water Parque (SP) foram destaques em crescimento, com mais de 50% em relação ao ano anterior. 

    Neste ano, o reporte não trouxe o ranking dos mundial dos parques aquáticos, mas fizemos uma compilação que você pode conferir logo abaixo. Na ocasião, o Thermas dos Laranjais permanece na quarta posição mundial, além do Hot Park também continuar entre os dez primeiros:

PosiçãoParque AquáticoLocalVisitação 2022
1Disney's Typhoon Lagoon Water Park at Disney WorldOrlando, EUA1,915
2Universal's Volcano BayOrlando, EUA1,850
3Bahamas Aquaventure Water ParkParadise Island. Bahamas1,751
4Thermas dos LaranjaisOlímpia, Brasil1,729
5Therme ErdingErding, Alemanha1,700
6Chimelong Water ParkGuangzhou, China1,620
7AquaticaOrlando, EUA1,548
8Aquaventure Water ParkDubai, EAU1,500
9Hot Park Rio QuenteRio Quente, Brasil1,430
10AquapalacePraga, República Tcheca1,200



    
Para ver a pesquisa na íntegra, clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários