9 DICAS para economizar TEMPO e DINHEIRO em suas viagens para parques

 Você, parqueiro ou não, assim como nós aqui do site, já deve ter deixado de conhecer algum parque por razões financeiras. Por isso, nesse post cheio de dicas, a gente tentou compartilhar ao máximo algumas coisinhas que nós sempre consideramos nas etapas de planejamento de nossas viagens para que, com as devidas responsabilidades, a gente consiga realizar nossos sonhos e vontades. Vamos lá?


 1. Tente comprar com antecedência

 Uma das dicas primordiais para quem quer pagar menos, a regrinha de comprar com antecedência para economizar também se aplica aos parques. Dificilmente você encontrará algum empreendimento que venda seus ingressos nas bilheterias com o mesmo valor daqueles vendidos pela loja online, de forma antecipada. 

 E isso se aplica não somente para as entradas, mas pode servir, em alguns casos, para poupar alguns reais com outros serviços que certamente gastará durante seu dia de diversão, como é o caso da alimentação, estacionamento e outros. No Wet'n Wild, o visitante pode antecipar estacionamento, alimentação, aluguel de bóias e armários, ganhando, também, um tempo considerável que passaria nas filas lá dentro.


2. Use e abuse de cupons de desconto 

 Pra gente, essa é a primeira maravilha do mundo moderno, chamados de CUPONS DE DESCONTO! Na maior parte das vezes distribuídos por aplicativos ou sites, os cupons dão aquela ajudinha na hora de finalizar o pagamento. Nossa fonte de descontos preferida, sem dúvida alguma, é a Cupom Válido, um dos maiores sites com esse foco em juntar a maior quantidade possível de cupons para diferentes usos. Vai se hospedar perto do parque? Tem cupom da Booking. Vai precisar de algum pacote? Tem cupom da Hoteis.com. São inúmeras as possibilidades possíveis com um site como esse, repleto de descontos em um só lugar.

 Como citei, aplicativos para celular também se destacam nesse meio. Para economizar com fast food em sua trip, há os apps do Mc Donald's e do Burguer King, por exemplo, que REALMENTE têm muito desconto, principalmente em combos maiores. Basta escolher o seu e mostrar o celular para o atendente no momento da realização do pedido. E essa modalidade, também, se aplica para uma infinidade gigante de possibilidades.


3. Prepare lanches rápidos para aliviar a fome

 Sabemos que, em alguns parques, é proibida a entrada com alimentos. No entanto, esse esquema de preparar alguns lanchinhos e ter outros snacks sempre com você pode aliviar a fome durante os deslocamentos e, até mesmo, no final do dia, quando você volta ao carro e bate aquela vontade. Isso serve, também, para viagens mais longas, que incluem hospedagem, onde se pode gastar um pouco menos se deixarmos para comprar em mercados próximos e preparar/ter sua refeição no hotel, ao invés de se alimentar dentro dos parques, onde tudo costuma ser mais caro pela ocasião. Falando em hotel, também vale dar aquela reforçada no café da manhã, hein?!



4. Faça um roteiro bem detalhado para seu dia no parque (e para sua viagem também), tentando prever gastos

 Calma! Estamos prezando TANTO pela economia que você deve estar se perguntando: "e se eu quiser ir na Tirolesa? e pular do Hadikali? e comprar minha foto no Insano? Vou ter que cortar tudo isso?". A resposta é: não. Não estamos, em nenhum momento, pedindo para que você se prive totalmente das experiências pagas que cada parque pode te proporcionar. Aqui, na verdade, é importante que você tenha tudo isso muito bem planejado para que não seja pega de surpresa com um gasto não previsto e isso acabe comprometendo seu orçamento. E é aí que entra a utilidade dos roteiros.

 Ao desenvolver um roteiro, seja para curtir o parque ou para sua viagem como um todo, a gente pesquisa cada detalhe (ou a maior parte deles), o que pode ajudar nessa economia de tempo e planejamento com relação ao seu precioso dinheiro. Tem vontade de comprar um fura fila ou alguma experiência paga? Quer uma lembrancinha? Se informe pelos diversos meios que temos disponíveis hoje e já vá com dinheiro contado para esses gastos. Isso ajuda demais a não ultrapassar seu limite de gastos na hora que a euforia bate.


5. Analise os meios de transporte mais vantajosos para chegar ao seu destino

 Avião, carro, ônibus, transporte público, por aplicativo... O modo como você chega ao parque de seu desejo pode variar muito de acordo com seu ponto de partida e é por isso que é muito importante ter uma certa dedicação neste momento do planejamento de sua viagem. O nosso queridinho aqui, sem dúvida alguma, é a Buser, uma espécie de "Uber" das viagens rodoviárias. Para algumas regiões do país, viajando com eles, pode-se economizar consideravelmente com parte de seu deslocamento. 

 Para passagens aéreas, a gente sempre recomenda a Kayak, buscador de voos que, em tempo real, faz as comparações de tarifas em diversos sites de venda de passagens, com inúmeras empresas aéreas. Já perdemos as contas em relação a quanto já economizamos com o uso desse site genial!

 Vale analisar, ainda, se seu deslocamento não pode ser feito como uma combinação, ou seja, transporte público + uber/buser + avião... Aqui, as possibilidades também são grandes e variam não somente de acordo com seu poder aquisitivo mas, também, com suas preferências e seu nível de busca pelo fator custo-benefício.


6. Vai gastar com hospedagem? Compare!

 Bem semelhante ao ponto anterior, só que com essa parte de hospedagem, a comparação aqui também é muito importante. E não apenas comparar, mas analisar distâncias para os principais pontos que deseja visitar, entre as opções de hotéis que está considerando, salvará sua vida, seu tempo e dinheiro. Para esta finalidade, a gente sempre usa o Trivago, um site de buscas que compara valores de diárias de diversos sites de hospedagem (até mesmo com os valores praticados nos próprios hotéis).

 É claro que, novamente, tudo vai depender do quão disposto você está a ceder aqui ou ali. O que compensa mais para você: a proximidade aos destinos que vai visitar (além do parque), ou pagar mais barato? Será que esse mais barato, no final das contas, não pode acabar saindo mais caro?


7. Escolha a época mais adequada para visitar 

 O período de sua viagem influencia completamente nos demais pontos que citamos até aqui. Se for durante um feriado ou período de férias, por exemplo, você encontrará, com toda a certeza, ingressos mais caros, passagens aéreas mais caras, diárias elevadas e, como se não bastasse, ainda pode passar perrengue com a busca pela disponibilidade e, também, com lotações que podem atrapalhar e te estressar em seu período de descanso.

 Desse modo, é muito necessário que você pesquise pelos melhores períodos para conhecer seu parque de destino. Buscar encaixar suas férias em épocas de baixa temporada (dias de semana também ajudam bastante), sem feriados, é a fórmula perfeita para curtir tudo da melhor forma possível, sem lotação e pagando por valores menores.



8. Busque, ao máximo, fazer uso de todas as ferramentas que estão disponíveis para te ajudar

 Talvez esse seja o ponto que a maioria das pessoas tenha menor conhecimento na hora de planejar a viagem para se divertir em algum parque brasileiro. Sites dos parques, comunidades nas redes sociais, e aplicativos de celular são apenas alguns dos vários recursos que hoje estão disponíveis para nos ajudar com o maior aproveitamento da nossa visita.

 O maior exemplo disso, pra gente, é o recém-lançado Fila Virtual, aplicativo do Beto Carrero World, em Santa Catarina. Por ele, os visitantes que já compraram seus ingressos ANTECIPADAMENTE, podem agendar, de forma GRATUITA, o uso, SEM FILAS, de 3 atrações (por passaporte) no dia de sua visita. O mesmo parque também disponibiliza outro app que mostra informações preciosas como, por exemplo, tempo de fila das atrações, mapa do parque, avisos, horários de shows  e muito mais! Isso realmente pode mudar por completo o saldo de sua visita por lá. E isso se aplica para outros parques também...


9.  DIVIRTA-SE!

Apesar de todas as dicas que demos até aqui, nada terá valor se, em primeiro lugar, você não estiver se divertindo. É por isso que, nesta última dica, a gente destaca a importância dessa análise de custo-benefício para que não se passe vontade, mas também não passemos do limite do cartão. Portanto, a gente espera que você se divirta com responsabilidade financeira! :)

Postar um comentário

0 Comentários