Rogério Siqueira, presidente do Beto Carrero World, em evento de aniversário para convidados |
“Nosso plano de ação de 2016 a 2022 deve propagar o público para algo entre 3 milhões e 4 milhões de pessoas” diz Rogério Siqueira, presidente do parque
Um dos nomes mais fortes do turismo nacional, o diretor presidente do Beto Carrero World
é hoje figura reconhecida entre o trade, seja na execução, no
planejamento ou nas articulações que levam sua assinatura. Rogério
Siqueira vem de grandes corporações, mas há quatro anos comandando o
maior parque temático da América Latina comprova que uma carreira bem
sucedida vai além do segmento, quando atua com foco, seriedade e
objetivos a serem conquistados. Nesta entrevista em comemoração aos 27
anos de atividades do Beto Carrero World (celebrado em 28 de dezembro)
ele destaca o crescimento do empreendimento, o reconhecimento em
diferentes frentes e até pincela uma novidade para o próximo ano.
Ao longo dos anos o Beto Carrero World vem batendo recordes de público. Ao que o senhor credita o sucesso deste crescimento?
Rogério Siqueira -
Nós começamos a explorar o mercado nacional e latino-americano como
potencial incremento de venda e, com isso, a gente começou a desenvolver
nos últimos quatro anos a expansão da marca para outros Estados, outras
regiões, outros países. O trabalho em torno desse processo foi
programar o resultado. Passamos a programar as vendas e buscar
potenciais locais ainda disponíveis. Antes atuávamos mais passivamente
do que ativamente. Precisávamos quebrar a baixa sazonalidade de Santa
Catarina, período em que para nós seria favorável já que havia
hospedagem, transporte e afins por um custo até mais baixo. Isso fez
impactar enormemente nossa atuação junto à classe C. Hoje já não temos
mais sazonalidade, o que temos é o período de férias escolares e o
restante do ano. Evidentemente que ainda precisamos de um volume maior
no Verão, mas julho deste ano foi um dos melhores meses, inclusive
superando alguns meses de calor e setembro foi o melhor setembro de
todos os tempos, ultrapassando inclusive meses de fevereiro, por
exemplo. Mas isso tudo é uma atuação proativa com estudo e inteligência
mercadológica.
No
ano passado o empreendimento cresceu 24% e tinha como meta triplicar o
número de público em sete anos. Neste primeiro ano do plano de ação, as
metas apontam para o resultado esperado?
Rogério Siqueira -
Esse plano de ação prevê um crescimento importante no período do plano
de ação que vai de 2016 a 2022 que deve propagar nosso público para algo
entre 3 milhões e 4 milhões de pessoas. Para isso, focamos ações de
divulgação e busca comercial em áreas onde não havia registro de crise
no país, como nas regiões de agronegócio. Tivemos incremento de canais
de ofertas de serviços de viagem que impactaram muito no nosso negócio.
Junto a isso, fizemos ação de vendas coordenadas junto às operadoras e
companhias aéreas que garantiram ao Beto Carrero World um
crescimento na casa de dois dígitos. Os números ainda estão sendo
fechados. E as métricas já nos mostram que haverá mais crescimento até
2022.
O
brasileiro percebeu que ele poderia ter também uma boa experiência no
Brasil, aproveitando o Beto Carrero World e toda sua possibilidade de
encantamento de um parque temático. Ao que o senhor considera que se
deve esta tendência?
Rogério Siqueira -
A partir do momento que estabelecemos as alianças estratégicas com os
nossos aliados internacionais que são a DreamWorks e a Hot Wheels, nós
ocupamos um espaço em relação às oportunidades e ofertas de passeios a
parques temáticos. Nós somos uma opção de altíssimo nível comparado aos
parques temáticos dos Estados Unidos. Já durante estes últimos quatro
anos estamos sendo reconhecidos, não apenas na América Latina, mas em
todo o mundo. Estamos entre os 10 maiores parques do planeta e,
evidentemente com as dificuldades que enfrentamos relacionadas à questão
política e econômica, estamos bem. Ainda não é um ambiente econômico
adequado e ainda assim temos conseguido o padrão de entrega de qualidade
e encantamento que nos coloca no patamar de comparação por igual em
relação aos outros parques internacionais.
Diversas
premiações coroaram o Beto Carrero World em 2018 e vindas de diferentes
frentes: do trade, do mercado, do empresariado e do próprio público.
Qual o segredo para se manter positivamente em evidência?
Rogério Siqueira -
O Beto Carrero tinha como referência a questão do trabalho, ou sorte
que é sinônimo de acordar cedo, trabalhar duro, dormir tarde... De
domingo a domingo. O detalhe é que a gente trabalha com amor. Por mais
que falemos do desenvolvimento dos processos de gestão corporativa, aqui
ou você ama o que faz ou você não consegue entregar o que tem que ser
entregue. Um componente que foi deixado pelo Beto é isso. O nosso
propósito não é estar em evidência, é encantar o tempo todo. E isso
reflete na admiração das pessoas ao nosso negócio. Temos uma
responsabilidade muito grande, para manter a plenitude do amor, da
dignidade, da alegria e da humildade. É difícil ter processos
sinérgicos, mas aqui temos muita sinergia, principalmente dos diferentes
cargos. Todo mundo sabe o que queremos entregar e isso faz com que
tenhamos uma admiração especial mútua que nos torna muito agradecidos e
felizes. Nós temos a melhor equipe de turismo do mundo, o que importa
realmente é o Beto Carrero World.
Ser admirado em todas as frentes é sinal de que estamos fazendo a
entrega correta para cada um dos stakeholders. Este é um momento muito
bonito de toda uma equipe.
Ao celebrar 27 anos de atividades, o público quer saber: o que teremos de novidades para 2019?
Rogério Siqueira -
Temos vários projetos em desenvolvimento, mas costumamos só revelar
quando já está em execução, prestes a ser entregue. Mas podemos falar de
uma nova área temática que integrará todo o contexto de preservação
ambiental que é um dos valores que a empresa tem. A gente pretende fazer
no próximo a entrega desta novidade.
Uma
discussão muito em voga está relacionada à questão do uso da tecnologia
no turismo. Como isso interfere no planejamento do Beto Carrero World e
o que está sendo feito para seguir esta tendência mundial?
Rogério Siqueira - Pra não ficar fora do desenvolvimento do mercado, o Beto Carrero World lançou
um novo site com uma forma nova de comunicar com o público, muito mais
leve, divertida, agradável, com mais informação sobre o que é a nossa
estrutura. Junto temos uma agência de viagem interna que vai
disponibilizar no nosso novo site pacotes de viagens diferenciadas.
Utilizaremos as nossas redes sociais mais atualizadas, com conteúdo mais
relevante. Estivemos participando da CCXP e estamos de olho também em
novos mercados como o de games. Em 2019 teremos uma nova linguagem, com
uma nova maneira de levar sonho e muita fantasia ao público.
Reprodução: Imprensa
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