Prefeitura de Porto Alegre apresenta projeto de revitalização de orla que conta com uma roda-gigante! - Atualização 2

 Atualização 2 - 23/10/2019

 Parece que as coisas realmente estão andando para que o projeto de implementação de uma roda-gigante em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, saia do papel nos próximos meses. É o que indica uma matéria publicada no Jornal do Comércio.


 Segundo eles, uma das empresas que tentará assumir a revitalização, por meio de licitação, do trecho 2 da orla do Guaíba, já conta com uma empresa parceira holandesa, chamada de Dutch Wheels, que é referência em fabricação e instalação de rodas-gigantes ao redor do mundo. Agora, resta saber se serão os vencedores da licitação que deve ser liberada em breve.

(c) Dutch Wheels - Hong Kong

 Pra quem não se lembra de quando publicamos os primeiros rumores desta novidade em agosto, os estudos prévios feitos pela prefeitura estão considerando uma roda-gigante de 80 metros de altura (ficando um pouco atrás da Rio Star, que será inaugurada nas próximas semanas no Rio de Janeiro), com duração de cerca de 12 meses para concluir sua instalação.

 O vencedor, que assumirá a área pelos próximos 35  anos, deve ser conhecido por nós no início de 2020. Até lá, ficaremos nessa expectativa!

Atualização 1 - 13/08/2019

Porto Alegre está prestes a iniciar os preparativos para receber um maravilhoso novo ponto turístico nos próximos anos. Seguindo a onda da Rio Star, roda-gigante de 88 metros de altura que já está sendo construída no Rio de Janeiro e deve ser inaugurada no início de novembro deste ano (mais informações aqui), a prefeitura da cidade localizada no Rio Grande do Sul anunciou um projeto de roda-gigante de, pelo menos, 80 metros de altura, que certamente disputará, junto à Rio Star, o título de maior roda-gigante do Brasil.


 A atração é consequência de um projeto municipal que visa a revitalização do trecho 2 da orla do Guaíba que, por sua vez, será feito com capital privado de pelo menos 3 investidores que, segundo o próprio prefeito, já demonstraram interesse nesse grande atrativo para a população local e, também, para turistas.

 A intenção da prefeitura trazendo tamanha novidade é que Porto Alegre tenha muito mais presença no setor turístico em âmbito nacional e internacional, agregando ainda mais valor para a região que, hoje, recebe cerca de 100 mil pessoas a cada fim de semana. A notícia "não tão boa" é que a concessão só deve ser assinada no início de 2020, sendo que a roda-gigante, que terá cabines panorâmicas com capacidade mínima de seis pessoas cada uma, é prevista para ser concluída em dois anos a partir de então.

 Segundo os estudos apresentados pelo mesmo órgão, estima-se que a concessão do espaço a iniciativa privada por 35 anos deve gerar cerca de 600 milhões de reais aos cofres públicos da cidade gaúcha. Já os custos de instalação do entorno da roda-gigante que contará com teatro, cachorródromo, arena de eventos e estacionamento, está estimado em 26 milhões. A roda-gigante ainda deve custar mais 44 milhões de reais.

 Será que veremos o Brasil sendo tomado pelas rodas-gigantes ao redor do país? Estamos torcendo para que isso realmente ocorra!
 


Postar um comentário

0 Comentários