Themed Entertainment Association (TEA) divulga Theme Index 2018 com parques mais visitados no mundo!

 Finalmente chegou um dos momentos mais esperados do ano para muitos parqueiros (inclusive nós da Play!): o tradicional Theme Index, ranking anual de visitação dos parques pelo mundo que é feito pela Themed Entertainment Association (TEA), foi divulgado, relacionando os empreendimentos do setor mais visitados em 2018, além de contar com uma série de curiosidades super interessantes e positivas para esse setor.

 Para começarmos com as informações gerais, temos boas notícias para passar: pela primeira vez na história, o número de visitação em parques pelo mundo todo ultrapassou a marca de meio bilhão de pessoas, representando cerca de 7% da população mundial, o que é um marco surpreendente. Entre 2017 e 2018, houve um crescimento expressivo de mais de 25 milhões de novas visitas, o que representou um aumento de 5,4% na porcentagem total.

 Já se tratando das principais administradoras de parques pelo mundo, temos, em primeiro lugar, sem surpresa alguma, a Walt Disney Attractions, representando pouco mais de 157 milhões de visitas da grande marca atingida em 2018. Fechando o TOP 3, temos a Merlin Entertainments Group, responsável por parques queridos como o Thorpe Park e o Alton Towers, e a Universal Parks and Resorts, que conta com parques incríveis como os de Orlando em vários locais do mundo.

  •  TOP 25 MUNDO - PARQUES TEMÁTICOS/ DE DIVERSÃO

  O domínio do TOP 10 é, sem dúvidas, dos parques Disney pelo mundo todo, com destaque para o incrível e mágico Magic Kingdom ocupando a primeira posição com quase 21 milhões de visitantes no último ano. Para se ter uma ideia, há apenas um parque presente nas dez primeiras posições (Chimelong Ocean Kingdom) que não são administrados pela Disney ou, ainda, pela Universal, também com presença expressiva em números. Se tratando de Brasil (ou até mesmo da América Latina), infelizmente não tivemos nenhhuma presença nacional entre os 25 parques mais visitados do planeta.

(c) Themed Entertainment Association

  • TOP 20 MUNDO - PARQUES AQUÁTICOS
 Se tratando de parques aquáticos, felizmente o Brasil tem um desempenho melhor nesse grande ranking mundial, com o incrível Thermas dos Laranjais, que inaugurou recentemente o Lendário, marcando presença por mais um ano, desta vez na quarta colocação, com quase 2 milhões de visitantes no último ano. A outra aparição brasileira é representada pelo Hot Park, localizado em Caldas Novas, com pouco mais de 1,4 milhões de visitantes em 2018. 

 Estes, por sua vez, dividem posições bastante próximas com outros grandes empreendimentos aquáticos de destaque mundial, como o recém-inaugurado Volcano Bay, além do já consagrado e reconhecido mundialmente, Aquatica Orlando, o que mostra como nosso país segue se destacando nesta divisão do setor de entretenimento. Veja:

(c) Themed Entertainment Association

  • TOP 10 AMÉRICA LATINA - PARQUES TEMÁTICOS/ DE DIVERSÃO

 Num panorama reduzido, onde foi considerado apenas países da América Latina, o Brasil é representado, na segunda colocação do ranking latino, pelo Beto Carrero World, em Penha, com a expressiva marca de 2,2 milhões de visitantes em 2018, um aumento de 78 mil visitantes (3,7% em porcentagem) com relação ao mesmo período em 2017. O desafio, para eles, se mantém o mesmo: alcançar o distante Six Flags México que continua em primeiro lugar por mais um ano e também segue apresentando crescimentos ano após ano, com grande destaque local e mundial.

(c) Themed Entertainment Association

 Caso tenha interesse em conferir todas as análises minuciosas divulgadas pela associação, em inglês, acesse o arquivo completo clicando aqui. Por sua vez, publicamos, no ano passado, sobre essa mesma análise que foi lançada em 2017 e você também pode acessá-la clicando aqui.


Postar um comentário

0 Comentários